sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Atividades para o Berçário e Maternal

Sabe-se que o primeiro contato que a criança tem com a escola é um momento único e especial, tanto para a família quanto para a escola. Partindo desse pressuposto, é fundamental que o professor receba as crianças com o maior afeto possível, demonstrando simpatia e principalmente passando segurança para os pequenos iniciantes do convívio escolar, bem como nas atividades propostas.

O planejamento das atividades a serem inseridas é considerado o momento principal que irá propiciar a aceitação, a participação e a evolução da criança nesse novo ambiente.

Com o objetivo de enriquecer e facilitar o trabalho do professor de educação infantil, em especial do maternal, segue algumas sugestões de atividades e práticas a serem aplicadas para as crianças dessa fase escolar.

Atividades e condutas a serem aplicadas para alunos do maternal

• Elabore atividades que aborde a higiene bucal e coloque em prática com os alunos após o momento do lanche, incentivando o uso do creme e da escova dental.Teatro com fantoches é uma atividade que chama a atenção dos alunos, porém quando bem elaborada;
• No horário do lanche, auxilie o aluno a alimentar-se, mas dê liberdade para que ele aprenda a fazer sozinho. Lembre-se de que o papel do professor é de orientar e não realizar tudo que é proposto;
• Trabalhe com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo;
• Conte histórias infantis, porém curtas;
• Trabalhe com o corpo através de estímulos, de forma que estimule a criança a identificar e nomear as partes do seu corpo. No momento do banho também pode ser trabalhado o corpo;
• Incentive e desenvolva a fala, conversando diariamente com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia, possibilitando que essa expresse seus desejos através da fala, evitando somente a comunicação gestual, bem como favorecendo o desenvolvimento de sua linguagem;
• Trabalhe com garatujas, utilizando folhas brancas, lápis, giz de cera e/ou tinta guache atóxica. Nesse momento é fundamental que o professor fique atento de forma que o aluno não leve esses materiais à boca e olhos;
• Aplique atividades com traçados simples (desenvolvendo a coordenação motora), rasgar papel e trabalhar com massinhas, com formas geométricas: círculo, quadrado e triângulo, exercícios de encaixe, incentivando o acerto. No início o professor deve auxiliar a criança, no segundo momento deve deixar com que ela o faça.

Trabalhar com a criança possibilita ao professor criar inúmeras atividades. O importante é que no momento do planejamento o mesmo busque criar atividades que tenham como finalidade propiciar o desenvolvimento da criança como um todo.

Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola


Brincadeiras para o Berçário

Cadê? Achou !

Tempo: Enquanto durar o interesse da turma;

Espaço: Sala de Aula; Idade: A partir de 1 ano e meio;

Material:

- Bambolê com faixas de tules de diversas cores ( o comprimento das faixas deve ser o mesmo da altura do pé direito da sala ).
Objetivo:

- Ajudar a criança a elaborar a ausência temporária da família;

Descrição:

- Pendure firmemente o bambolê no teto da sala de modo que as faixas cheguem ao chão.

As crianças vão brincar de esconder atrás delas e entre elas,segurá-las para cobrir parte do corpo e esconder os colegas.Com isso,vão descobrindo que a ausência do outro é temporária e que eles sempre reaparecem.
 


Massagem com bexiga

Tempo: 10 minutos com cada criança;

Espaço: Sala de aula com colchonetes,berço ou trocador;

Idade: de 1 mês a 2 anos;

Material:

Bexigas ou esponja macia e água;

Objetivos:
* acalmar;
* desenvolver a consciência corporal;
* promover um sono tranquilo;
* estimular o vínculo afetivo entre educador e criança;

Descrição:
Coloque um pouco de água em temperatura ambiente dentro de uma bexiga ( não encher muito para não ficar pesada ).

Se o clima ajudar,deixe o bebê somente com a fralda em local tranquilo,com luz difusa e música suave.Passe a bexiga ou a esponja delicadamente pelo corpo da criança,fazendo uma massagem suave com movimentos circulares. 

40 comentários:

Educar sempre Desistir Jamais disse...

Amei seu blog........

Por isso tem um selinho para ti lá no meu.........

Abraços e Parabéns....

Tia Rafa

Cristina...teacher disse...

Seu blog é show,
Adorei
Visite-me para sermos amigas:
http://inglesearte.blogspot.com
Bjo!

Thaciana Correia disse...

Olá...
Achei o seu blog muito interessante...
Trabalho em um berçário e as atividades para essa faixa estária são muito escassas...
PARABÉNS!!

Anônimo disse...

Amei seu blog,vc é uma pessoa muito iluminada.Hoje achei o q eu sempre procurei sobre educaçao infantil,principalmente sobre berçario.obrigada pelas suas dicas.Amanhã mesmo vou passar seu blog para minhas colegas .bjos...
Profª:Patricia (Miguelópolis-SP)

Anônimo disse...

OI, sou a professora Carla de Santa Catarina, e adorei seu blog,pq tem atividades para criançãs do berario.Abraço.

Ingrid disse...

Oi, adorei seu blog. Há uma certa insegurança com o trabalho do berçario, suas dicas ajudaram muito

PRODUÇÃO PARA TODOS disse...

Gostaria de cumprimentá-la por sua dedicação e profissionalismo. Seu blogger irá me ajudar no meu trabalho como tutora.
Beijos
Mairam

isabella disse...

Oi amei seu blog está me ajudando muito com minha primeira turminha do maternal...Obrigado

Sisi disse...

Você deve ser com toda certeza uma pessoa iluminada,amei seu blog.
"A luz que abrigas em teu coração possa sempre iluminar o caminho de quem necessita"
Deus te proteja...

Dilene disse...

Comecei este ano a trabalhar com berçários e confesso que estou apaixonada, é um trabalho encantador uma surpresa a cada dia.Seu blog me deu a certeza que estou no caminho certo.

Rodolfo Henrique disse...

Olá!
Sou professor de Educação Física e não achei atividades para a minha área. Trabalho em uma creche e estou com muitas dificuldades. Se você (pelo blog) ou qualquer outra professora puderem me ajudar, agradeço.

Anônimo disse...

Adorei as sugestões com o maternal.Que Deus abeçõe sempre seu trabalho para que possa ajudar outras colegas e o amor a profissão é muito importante.bjs a todos que ajudam na educação.

Fazinha disse...

Ficou lindo seu novo blog!!!!
Amei!
Bju

beatriz disse...

parabens estou começando agora e voçe esta me ajudando muito .beatriz

amanda disse...

oh adorei seu cantinho vi...esse ano estou trabalhando com maternal pela primeira vez e estou apaixonada...

Anônimo disse...

Seu blog é simplesmente lindo. Acabei de criar um pra mim, descrevo lá as atividades do dia a dia, mas vou aprender muito com você. Aparece por lá www.criandojuntossu.blogspot.com , um abraço, Sueli

CREUZA FERREIRA disse...

SEU BLOG É MARAVILHOSO,TEM ME AJUDADO BASTANTE.PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

adorei seu bolg,vc é ótima,parabéns.

Daya disse...

Parabénsss!!!
Não sou professora, mas tenho um bebê que acabou de completar 6 meses, e suas dicas estão me ajudando bastante...o meu filho adorou a massagem com a bexiga, ele chega dormir rsrs...
mais uma vez parabéns por essa iniciativa que eu tenho certeza que está ajudando bastante gente...
bjokas

Tatiane: Psicopedagoga e Orientadora educacional disse...

Oi, sou psicopedagoga e educadora, adorei seu blog! bjs. Parabéns!

Tatiane: Psicopedagoga e Orientadora educacional disse...

Oi! Parabéns pelo lindo blog! Adorei, sou educadora infantil e já "peguei" algumas idéias para o novo ano que inicia, trabalharei com berçário. bjs. Tatiane

otalina disse...

o blog é 10 !!!! esta me auxiliando muito pois vou iniciar esse ano meu trabalho pedagógico com crianças.

jaqueline disse...

adorei suas dicas são de fundamental importância para mim que vou ensinar aos pequenos do maternal.
com certeza vou por em prática suas sugestões.

tatiane sp disse...

parabéns pelo blog! lindo!

Anônimo disse...

Olá Colega, gostei muito de suas sugestões, pois estou na educação infantil este ano e precisarei muito de sua ajuda.
Abraços!
Luzi

Anônimo disse...

sou pedagoga e estou a frente de uma escola pela primeira vez como coordenadora pedagógica. Parabéns pelo seu blog,pois ampliou o meu conhecimento sobre o berçário, muito obrigada por doar este vasto material para nós educadores!!!

Anônimo disse...

Parabéns, vc é muito criativa continue sempre assim iluminando o caminho das professoras que procuram um pouco mais de informação.

Anônimo disse...

Muito bom seu blog!!!
Estava fazendo um trabalho de Magistério, e aqui me ajudou em muito, não tinha muita noção com os bem pequeninos!

Anônimo disse...

parabéns

Alessandra Louback disse...

Amei seu blog, estarei me formando no Curso Normal no fim deste ano e estagio em uma sala de Maternal. às vezes preciso elaborar uma atividade e muitas vezes me pego desprevenida e preciso pesquisar. Nessas pesquisas encontrei seu blog e achei perfeito o resultado. Obrigado pela dedicação, beijos :)

Anônimo disse...

Noemi achei seu trabalho muito lindo,adorei sua criatividade isso faz com que as crianças fiquem encantadas pelas atividades e felizes.

Anônimo disse...

Olá, adorei seu blog. O que me deixou mais feliz, foi saber as dicas que vc deu para a turminha do berçário onde há uma escassez de atividades.Amei pois trabalho com essa turminha. Bjus!

Dani Contreras disse...

Adorei, seu trabalho irá me ajudar bastante em minhas atividades !! Bjão..

Gabriele disse...

Olá... Sou professora de Educação Infantil e amei o seu blog... Parabéns...
Gostaria de saber como faço para conseguir as suas apostilas... Achei os trabalhos incríveis...
Aguardo resposta...
(gabrielefloriano@bol.com.br)

Anônimo disse...

Parabéns, ótimas dicas me ajudará em uma aula teste para o maternal. Continue nos ajudando... Abraços

Tia Bruna disse...

Seu blog é muito bom. As atividades são ótimas.
Parabéns
Tia Bruna

Tia Simone disse...

Parabéns pelo seu trabalho, muito obrigado por ajudar uma iniciante como eu, até breve.

Anônimo disse...

oi sou prof do berçario amei seu blog vou trabalhar com varias ideias sua PARABENS

Anônimo disse...

Oi! sou professora de berçario, e amei a suas dicas de atividades, pois é muito escasso esse tipo de ajuda. obrigada!!! Bjs.

tiaaaaa disse...

adorei o blog,muito rico e interessante